Você já ouviu no ‘Design Thinking’? Saiba mais sobre a técnica de resolução de problemas pelo olhar o humano
Design Thinking: Uma Abordagem Colaborativa para a Inovação
O design thinking é uma metodologia prática que prioriza a perspectiva humana na resolução de problemas. Trata-se de um processo criativo e colaborativo que integra diferentes disciplinas para reduzir riscos na inovação, reunindo equipes multidisciplinares para gerar produtos e serviços que atendam às necessidades reais dos clientes.
Da Imersão à Prototipagem: As Fases do Processo
A metodologia se desenvolve em três fases principais: a imersão, onde se discute as necessidades e oportunidades, se aprofunda no problema; a ideação, um brainstorm que estimula o pensamento divergente e a apresentação de ideias; e a prototipagem, onde as ideias são transformadas em protótipos testáveis.
Um Exemplo Prático: O Container Park
Um exemplo de aplicação bem-sucedida do design thinking foi a segunda fase do Supera Parque de Inovação e Tecnologia. Reunindo arquitetos, designers, empreendedores, representantes do setor público e da sociedade, a metodologia permitiu a construção colaborativa de um espaço de inovação ideal, o Container Park. Este projeto, inicialmente um protótipo, será validado com o público-alvo antes da implementação final.
Leia também
O design thinking apresenta diversas vantagens, como agilidade e precisão, pois considera a percepção de valor e os desejos do cliente. Focado nas pessoas, suas experiências e repertórios, ele permite que indivíduos sem formação em design utilizem ferramentas de design para criar soluções inovadoras. A colaboração em equipe, a base desta metodologia, potencializa a criatividade e a eficácia na resolução de problemas.