Colunista reforça a importância do empreendedor ter um modelo de negócios para entender melhor seu produto
No universo das startups, termos como “plano de negócios” e “modelo de negócios” são frequentemente mencionados, mas muitas vezes geram confusão. Eduardo Sikone, gerente de Inovação e Tecnologia da Superapak, esclarece as diferenças entre esses dois conceitos essenciais para o sucesso de um empreendimento.
Modelo de Negócios: Uma Visão Holística
O modelo de negócios, segundo Sikone, oferece uma visão abrangente do funcionamento da empresa. Ele descreve como a empresa cria, entrega e captura valor, permitindo uma análise integrada de seus elementos e conexões. Sua natureza dinâmica permite testes constantes e adaptações frequentes, fundamentais para a validação de hipóteses e a otimização do negócio. A modelagem auxilia na validação do mercado, canais de distribuição e atratividade da proposta de valor para o consumidor, evitando desperdício de tempo e recursos.
Plano de Negócios: Detalhes e Projeções
Diferentemente do modelo de negócios, o plano de negócios é um documento mais detalhado. Ele apresenta custos, despesas, investimento inicial, estratégias de crescimento, marketing, vendas e projeções financeiras para os próximos anos. Sikone destaca que ambos os instrumentos são complementares, e não substitutos um do outro.
Leia também
- Construção da ponte na maurílio biage: Acesso para av. Carlos Eduardo de Gasperi Consoni tem interdição temporária
- Obras de ponte na Maurílio Biagi fecham acesso à Carlos Eduardo de Gaspari Consoni nesta terça (24)
- Levantamento aponta a avenida Luiz Eduardo Toledo Prado como a mais visada por criminosos
Integração e Sucesso
A abordagem ideal, de acordo com o especialista, envolve a utilização do modelo de negócios (como o Business Model Canvas) para validar hipóteses e ajustar o curso da empresa antes de investir tempo e recursos significativos. Após essa validação, o plano de negócios é elaborado, aprofundando-se em aspectos como gestão financeira e estratégias de marketing para atrair investimentos.