CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Via Legal’ com Clóvis Debiasi

Advogado trabalhista dá dicas para quem está trabalhando em regime Home Office
CBN Via Legal
Advogado trabalhista dá dicas para quem está trabalhando em regime Home Office

Advogado trabalhista dá dicas para quem está trabalhando em regime Home Office

Após o anúncio da pandemia de COVID-19, diversas dúvidas surgiram sobre as questões trabalhistas no Brasil. O advogado Clóvis de Biasi esclareceu algumas delas em entrevista ao programa Via Legal.

Trabalho Remoto e Equipamentos

Uma das principais questões abordadas foi sobre o fornecimento de equipamentos para trabalho remoto. Segundo o Dr. Biasi, se a empresa dispensa o funcionário para o trabalho remoto, mas não fornece os equipamentos necessários, ela é obrigada a pagar o salário normalmente. O empregador é responsável por garantir as condições de trabalho, incluindo os recursos necessários para o desempenho das atividades à distância.

Estagiários, Aprendizes e Jornada de Trabalho

Estagiários e aprendizes também podem realizar teletrabalho. No entanto, se as atividades do aprendiz dependerem de equipamentos disponíveis apenas na empresa, a situação deve ser analisada caso a caso. A parte teórica, por exemplo, pode ser realizada em casa. Quanto à jornada de trabalho interrompida, a medida provisória recomenda um acordo individual entre empregado e empregador para regularizar as horas não trabalhadas, podendo inclusive haver redução da jornada e adequação salarial.

Férias, Feriados e Doenças Ocupacionais

A entrevista também abordou a antecipação e suspensão de férias, ambas permitidas pela medida provisória em vigor. Os feriados podem ser utilizados para compensação de banco de horas. Sobre casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, o Dr. Biasi explicou que, a princípio, não são considerados ocupacionais, a menos que haja comprovação de nexo causal, principalmente em áreas como saúde. Outras questões como descontos em dias não trabalhados em escala alternada, obrigação da empresa em fornecer EPI’s e pagamento de salários de grávidas em empresas fechadas foram respondidas, todas enfatizando a necessidade de acordos individuais para regularizar as situações.

A entrevista do Dr. Clóvis de Biasi trouxe esclarecimentos importantes sobre os direitos trabalhistas durante a pandemia, destacando a flexibilidade permitida por acordos individuais e a necessidade de atenção às determinações municipais para o funcionamento de empresas.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.