CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Via Legal’ com Ingrid Baracchini

Especialista comenta as mudanças nas regras de concessão do Green Card, visto permanente fornecido pelos Estados Unidos
CBN Via Legal
Especialista comenta as mudanças nas regras de concessão do Green Card, visto permanente fornecido pelos Estados Unidos

Especialista comenta as mudanças nas regras de concessão do Green Card, visto permanente fornecido pelos Estados Unidos

Os brasileiros demonstram grande interesse em viver nos Estados Unidos, buscando experiências culturais, oportunidades de negócios e compras. O Brasil é um dos países que mais enviam pessoas para investir e residir nos EUA, mas mudanças recentes nas regras de imigração podem afetar essa relação.

Novas Regras de Imigração

O governo americano busca atrair profissionais qualificados, com graduação de mestrado ou superior, que preencham demandas do mercado de trabalho e investidores que tragam capital estrangeiro. A autossuficiência financeira não é mais um requisito para quem é contratado por um empregador ou obtém o Green Card por interesse nacional. Investidores, porém, precisam comprovar a origem lícita do capital investido.

Opções de Green Card

Para aqueles que desejam residência permanente nos EUA, mas não se encaixam no perfil de investidor, a obtenção do Green Card se torna mais desafiadora. Profissionais qualificados em áreas com alta demanda de mão de obra têm mais chances de sucesso, seja por meio de contratação direta por empregadores americanos ou transferência de multinacionais. Outras categorias de Green Card incluem o EB-1 (para indivíduos com habilidades extraordinárias), EB-2 (para profissionais com qualificações avançadas), EB-3 (para trabalhadores qualificados com experiência profissional), EB-4 (para religiosos) e EB-5 (para investidores).

O Green Card EB-5 para Investidores

O EB-5 é um tipo de Green Card voltado para investidores que contribuem para a economia americana. Envolve um investimento de US$ 900 mil (valor atualizado) em projetos, geralmente de construção, com retorno previsto em 5 a 7 anos, incluindo correção de aproximadamente 1%. O custo total, incluindo taxas de administração e assessoria jurídica, pode chegar a US$ 1,2 milhão. Após o retorno do investimento, o Green Card permanece válido, sendo necessário apenas renovar a cada 10 anos ou optar pela naturalização após 5 anos.

As mudanças na política de imigração americana refletem o interesse em atrair profissionais altamente qualificados e investidores para impulsionar a economia. Brasileiros com qualificações acadêmicas e profissionais superiores têm mais chances de sucesso na obtenção de um Green Card, enquanto aqueles sem qualificações específicas precisam buscar outras alternativas.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.