CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Via Legal’ com Paulo Patrezze

Você sabe como declarar criptomoedas ao IR? Confira as informações do especialista
CBN Via Legal
Você sabe como declarar criptomoedas ao IR? Confira as informações do especialista

Você sabe como declarar criptomoedas ao IR? Confira as informações do especialista

Desde 1º de atrássto, tornou-se obrigatória a declaração de operações com criptomoedas à Receita Federal. Pessoas físicas e jurídicas, residentes no Brasil ou no exterior, estão sujeitas a regras específicas.

Moedas Digitais x Criptomoedas x Moedas Estrangeiras

Embora não haja definição legal precisa, podemos diferenciar esses termos pelo uso. Moeda digital se refere a pagamentos via cartão de crédito ou plataformas como PayPal. Moedas virtuais são usadas em jogos eletrônicos. Já as criptomoedas buscam ser um meio de troca virtual com ampla aceitação, segurança e tecnologia avançada. Moedas estrangeiras (dólar, euro, etc.) são regulamentadas por bancos centrais de outros países.

Novas Regras para Declaração de Criptomoedas

A obrigatoriedade de declarar criptomoedas no Imposto de Renda já existia desde 2014 (código 99). A novidade é a intensificação do controle. Como esses ativos não circulam por meios oficiais, a Receita Federal busca monitorar as operações, exigindo declaração mensal das compras e vendas. As exchanges (equivalentes a bancos para criptomoedas) também são obrigadas a informar as operações realizadas em suas plataformas.

Declaração e Tributação

Não há valor mínimo para declarar transações. Todas as compras, vendas, permuta ou doações devem ser informadas, independente do valor. A tributação ocorre sobre o lucro obtido na venda, seguindo a tabela progressiva do Imposto de Renda. A declaração deve ser feita por meio do ambiente virtual da Receita Federal (e-CAC), utilizando certificado digital ICP-Brasil. As regras variam para pessoas físicas e jurídicas, e para compras realizadas por meio de corretoras ou exchanges, sejam elas nacionais ou estrangeiras. A Receita Federal busca combater a sonegação e monitorar este mercado, garantindo a arrecadação tributária e a transparência das operações. O não cumprimento das regras pode acarretar multas.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.