CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Via Legal’ com Ricardo Dosso

Como funciona a recuperação judicial aos pequenos produtores rurais? Fique por dentro
CBN Via Legal
Como funciona a recuperação judicial aos pequenos produtores rurais? Fique por dentro

Como funciona a recuperação judicial aos pequenos produtores rurais? Fique por dentro

A recuperação judicial, mecanismo legal que auxilia empresas em crise financeira, também afeta o setor agrícola. Contratos, propriedades e resultados econômicos podem ser impactados, gerando dúvidas entre os produtores rurais.

Recuperação Judicial e o Produtor Rural

Apesar da associação comum da recuperação judicial a grandes empresas, a lei abrange também micro e pequenas empresas. No entanto, devido aos custos envolvidos, o procedimento é mais viável para empresas de médio e grande porte. A questão da responsabilidade dos representantes da pessoa jurídica também é relevante: sócios e representantes podem ser responsabilizados pelas obrigações da empresa, especialmente em casos de gestão inadequada ou desvio de recursos.

Impactos nos Contratos Agrários

Uma das principais dúvidas dos produtores rurais diz respeito à possibilidade de acesso à recuperação judicial, mesmo sem registro na junta comercial. Atualmente, há um posicionamento favorável em alguns estados, permitindo que produtores rurais, mesmo de grande porte, reestruturem suas dívidas e mantenham suas atividades. A recuperação judicial impacta todos os contratos, afetando desde a produção até os resultados econômicos da propriedade. Contratos agrários com fornecedores, por exemplo, são diretamente afetados pelo processo.

Recuperação Judicial: Efeitos e Soluções

Os efeitos da recuperação judicial são retroativos, abrangendo obrigações vencidas e não vencidas na data do pedido. Contratos celebrados após o pedido não são afetados. Situações como arrendamento de terras são exemplos concretos de como a recuperação judicial impacta contratos agrários, afetando pagamentos passados e futuros, e podendo inclusive influenciar na rescisão contratual. Embora a recuperação judicial seja uma alternativa, não é a solução para todos os problemas financeiros. A análise de cada caso é crucial para a escolha da melhor estratégia.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.