CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’ com Hilário Bocchi

Saiba quais são seus direitos na Previdência em caso de doença
Vida e Aposentadoria
Saiba quais são seus direitos na Previdência em caso de doença

Saiba quais são seus direitos na Previdência em caso de doença

Neste mês de outubro, assim como em todos os outros meses do ano, a conscientização sobre o câncer de mama deve ser prioridade para homens e mulheres. Aproximadamente 60 mil pessoas recebem o diagnóstico anualmente, e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e cura.

Direitos Previdenciários em Caso de Câncer de Mama

O câncer de mama, como qualquer doença incapacitante, pode garantir acesso a benefícios previdenciários. Entre eles estão o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e o auxílio-acidente. A concessão do benefício depende da comprovação da incapacidade para o trabalho, seja ela total ou parcial, temporária ou permanente, além da regularidade das contribuições previdenciárias.

Controvérsias e Busca por Justiça

Em situações onde a perícia médica do INSS considera o paciente apto para o trabalho, mesmo com incapacidade comprovada, o caminho judicial se torna necessário. Um caso analisado em Goiás demonstra a importância da análise completa das provas, incluindo laudos médicos e a avaliação da perda da capacidade funcional, mesmo com laudos iniciais contrários ao benefício. A decisão judicial, nesse caso, considerou a incapacidade da paciente, garantindo o benefício previdenciário.

Benefícios e Apoio Além da Previdência

Para aqueles sem contribuição previdenciária, a assistência social oferece alternativas, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas), desde que comprovada a impossibilidade de auxílio familiar. Outras opções incluem exenções de tributos e reduções de impostos (IPVA, IPTU, Imposto de Renda). Mesmo após a cura, a incapacidade parcial e permanente pode garantir o auxílio-acidente, especialmente para profissionais cujas atividades são afetadas por sequelas do tratamento.

Para requerer benefícios por incapacidade, o primeiro passo é procurar uma agência do INSS ou ligar para o telefone 135 para agendar uma perícia médica, levando o laudo médico que comprove a incapacidade. Caso o INSS negue o benefício, o caminho judicial é recomendado para garantir os direitos do cidadão.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.