CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’ com Hilário Bocchi

Você sabe em quais casos pode deixar de contribuir com a Previdência? Especialista tira as dúvidas, confira!
Vida e Aposentadoria
Você sabe em quais casos pode deixar de contribuir com a Previdência? Especialista tira as dúvidas, confira!

Você sabe em quais casos pode deixar de contribuir com a Previdência? Especialista tira as dúvidas, confira!

A reforma da previdência gera muitas dúvidas sobre a aposentadoria, afetando a vida de trabalhadores que se questionam se vale a pena continuar contribuindo para o INSS.

Quem pode escolher se contribui ou não?

Empregados e prestadores de serviço têm o desconto em folha de pagamento, sem escolha. Trabalhadores autônomos, que podem abrir empresas e definir o pró-labore, e segurados facultativos (desempregados, donas de casa etc.) têm mais liberdade para escolher o valor da contribuição ou até mesmo optar por não contribuir.

Vale a pena contribuir para a previdência social?

Apesar dos receios com mudanças nas regras, a contribuição à previdência social geralmente se mostra vantajosa a longo prazo. O retorno do investimento é garantido, considerando a longevidade atual e a possibilidade de benefícios em caso de incapacidade. Um microempreendedor individual (MEI), por exemplo, que contribui com R$50 mensais por 15 anos, recupera o investimento em apenas nove meses após o início do recebimento da aposentadoria.

Para aqueles que contribuem com 11% ou 20%, o retorno é ainda mais rápido: um ano e meio e três anos, respectivamente. Vale lembrar que o benefício é recebido por mais de 20 anos, em média.

Previdência privada x Previdência Social

A previdência privada oferece opções complementares, mas não garante o mínimo, nem a extensão do benefício aos dependentes da mesma forma que a previdência pública. Para quem está próximo da aposentadoria, a recomendação é continuar contribuindo com o INSS. Em tempos de reformas, é crucial revisar o planejamento para garantir o retorno do investimento de forma saudável.

Independentemente das mudanças, a previdência social continua sendo um investimento importante, que deve ser planejado cuidadosamente. É fundamental analisar as possibilidades de redução ou aumento das contribuições para otimizar os benefícios futuros, evitando o desperdício de recursos e garantindo uma aposentadoria segura.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.