Quem são as pessoas que podem ser atingidas pela reforma da previdência social? Fique pro dentro do assunto
Em 2019, a reforma da Previdência Social, também conhecida como RPV, tornou-se um assunto central no Brasil. A incerteza gerada pela reforma levou muitas pessoas a questionarem seus direitos e como a mudança afetaria suas vidas.
Quem será atingido pela reforma da Previdência?
De acordo com Ilário, especialista em previdência, todos serão afetados de alguma forma, mas principalmente aqueles que já estão próximos da aposentadoria ou que já são aposentados/pensionistas. A reforma pode impactar quem está prestes a se aposentar, quem já se aposentou e quem pretende acumular benefícios. Servidores públicos, por exemplo, podem ter seus benefícios reduzidos ou tributados.
Planejamento para a aposentadoria: diferentes cenários
Para aqueles que estão próximos da aposentadoria, a calma e o planejamento são fundamentais. É crucial avaliar se o momento é propício para requerer o benefício ou se é melhor aguardar, considerando possíveis mudanças nas regras que podem aumentar o valor da aposentadoria. Organizar a documentação e buscar informações sobre as regras de transição são passos importantes. Já para os jovens, a mensagem é de que a contribuição previdenciária é obrigatória e que a previdência social abrange não apenas a aposentadoria, mas também benefícios em caso de doença, acidente ou morte. A previdência complementar também é uma opção a ser considerada, mas requer um estudo cuidadoso.
Leia também
Considerações finais sobre a reforma
As mudanças na Previdência Social, especialmente em relação à idade mínima para aposentadoria, não acontecerão da noite para o dia. Haverá um período de transição para que as alterações sejam implementadas gradualmente, minimizando os impactos sobre aqueles que estão próximos de se aposentar. O planejamento financeiro e a organização da documentação são cruciais para garantir o acesso aos benefícios previdenciários, independentemente das mudanças que possam ocorrer.