Artista de Jardinópolis tem texto escrito sobre a vida noturna de Ribeirão Preto nos anos 1920 e 1930
Olá, ouvintes da CBN! Boa tarde a você, Marcos, e a toda a equipe. O clima por aí já é de Carnaval, não é mesmo?
Um Francês em Ribeirão Preto e suas Curiosidades
Recentemente, o jornal da IPTV primeira edição exibiu uma matéria sobre a história do Carnaval em Ribeirão Preto e mencionou François Cassoulet, um francês que animou a vida noturna da cidade, trazendo coristas francesas para os cabarés. Uma curiosidade interessante, que surgiu após assistir à reportagem, é a existência de uma porta que liga o antigo Pedro II ao Centro Cultural Palace. Há quem diga que ela foi construída para facilitar a passagem dos coronéis e suas acompanhantes durante a noite. Embora não se tenha certeza da veracidade dessa história, a porta existe e sua função original poderia ter sido conectar o hotel ao teatro.
Rubens Lucchetti e a Saga do El Dourado
Inspirado nessa fascinante vida noturna de Ribeirão Preto, o artista Rubens Lucchetti, de Jardinópolis, merece destaque. Ele trabalhou com Bassano Vacarini na criação de animações, sendo considerados, segundo alguns documentos, pioneiros na animação em vídeo no Brasil. Lucchetti também colaborou com Zé do Caixão, figura importante em Jardinópolis. Ele escreveu um texto, “El Dourado: A Saga do Café”, que pode ter sido um roteiro de filme ou esboço de livro. Em 2004, produzi uma radionovela baseada nesse texto, utilizando alunos do curso de teatro do Centro Universitário Barão de Mauá e até mesmo pessoas que passavam perto do estúdio para dar voz a personagens menores. A radionovela retrata a época da queda da Bolsa de Nova York em 1929, com Cassoulet como um dos personagens, misturando realidade e fantasia.
Leia também
Um Legado em Áudio
Diversos nomes participaram da radionovela, incluindo o jornalista Wilson Tony (in memorian), Edgar de Castro (que inclusive sonhou em fazer um filme baseado no texto de Lucchetti) e Jalma Cano (in memorian), que foi o narrador. A radionovela, com suas muitas vozes e personagens, revive um período histórico importante de Ribeirão Preto, repleto de mistério e glamour. Tudo isso me veio à memória por conta da reportagem da IPTV sobre Cassoulet. Desejo a todos um ótimo Carnaval! Volto na quinta-feira, após a ressaca.