Você já teve problemas com o estacionamento de seu condomínio? Saiba como o síndico deve administrar essas situações
Problemas com vagas de garagem são comuns em condomínios e geram muitos conflitos. Para evitar transtornos, moradores e síndicos devem conhecer bem as regras condominiais.
Conhecimento das Regras e Sinalização
A principal solução para conflitos em garagens é o conhecimento mútuo das regras condominiais por moradores e síndicos. O síndico deve garantir que a garagem esteja bem sinalizada com faixas de trânsito e placas de limite de velocidade, utilizando-as como base para eventuais advertências ou multas a quem desrespeitar as normas.
Responsabilidades por Danos e Furtos
Em caso de danos ou furtos em veículos na garagem, o condomínio geralmente não se responsabiliza. A responsabilidade recai sobre o morador. Imagens de câmeras de segurança podem ser fornecidas para auxiliar na apuração de responsabilidades em casos de danos ou furtos. Porém, se o dano for causado por falha do condomínio (ex: portão quebrando), a responsabilidade é do condomínio.
Leia também
Sorteio de Vagas e Boas Práticas
O sorteio de vagas é um processo que frequentemente gera conflitos. Para minimizar problemas, o síndico e a administradora devem elaborar um método justo e transparente. A convenção condominial deve definir a periodicidade dos sorteios (anual ou bianual), e os moradores devem estar cientes de que podem receber vagas com dimensões diferentes das desejadas.
Em resumo, a comunicação preventiva, o conhecimento das regras e a adoção de métodos justos são fundamentais para a resolução de conflitos relacionados a vagas de garagem em condomínios.