CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘De olho na política’ com Marcelo Fontes

Candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto querem se aproximar da imagem de Jair Bolsonaro
política brasileira
Candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto querem se aproximar da imagem de Jair Bolsonaro

Candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto querem se aproximar da imagem de Jair Bolsonaro

As eleições municipais deste ano em Ribeirão Preto apresentam um cenário político peculiar, marcado pela polarização em torno da figura do presidente Jair Bolsonaro. Candidatos adotam estratégias distintas, buscando associar-se ou dissociar-se da imagem do presidente para angariar votos.

Estratégias de aproximação e distanciamento

Alguns candidatos, como o Coronel Luiz Usai (PRTB) e Rodrigo Joguqueira, buscam vincular suas imagens à do presidente Bolsonaro, postando fotos juntos nas redes sociais e buscando apoio formal, inclusive conversando com o vice-presidente Hamilton Mourão. Gerson Batista (PMB), embora afirme não ter pedido apoio formal, declara-se admirador do presidente. Por outro lado, o atual prefeito Duarte Nogueira (PSDB) deixa claro que não buscará o apoio de Bolsonaro, lembrando seu apoio ao presidente no segundo turno das eleições de 2018, mas focando em seu eleitorado em Ribeirão Preto. Situação semelhante ocorre com a candidata Emilsson Rovey (Rede), que respeitará a postura de Bolsonaro de não apoiar candidatos a prefeito.

Candidatos que rejeitam associação a Bolsonaro

Em contraponto, outros candidatos demonstram o desejo de se distanciar da imagem de Bolsonaro. Banderley Kaich (PSDB), Maurício (PSOL) e Antônio Alberto Machado (PT) declararam publicamente que não buscarão o apoio do presidente. Machado, inclusive, afirmou que buscará o apoio de Lula e Dilma Rousseff para sua campanha. Dois candidatos, Elivia Ileila (PSB) e Fernando Chiarelli (Patriota), não se manifestaram sobre o assunto.

Cenário político polarizado

A polarização política influencia diretamente as estratégias de campanha dos candidatos. A decisão de se aproximar ou se distanciar da imagem de Bolsonaro está intrinsecamente ligada à posição partidária e ao posicionamento ideológico de cada candidato, refletindo o contexto político nacional. Acompanhar o desenrolar da campanha nos próximos dias será crucial para entender como essas estratégias impactarão o resultado eleitoral.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.