CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ouça a coluna ‘De olho na política’ com Marcelo Fontes

Câmara aprova sete vetos do Executivo nesta terça-feira; confira!
política brasileira
Câmara aprova sete vetos do Executivo nesta terça-feira; confira!

Câmara aprova sete vetos do Executivo nesta terça-feira; confira!

Nesta quinta-feira, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou sete vetos do Executivo, totalizando dez matérias em pauta. Segundo informações do Portal à Cidade, a maioria dos vetos se refere a projetos de lei relacionados à pandemia de Covid-19, aprovados anteriormente sem a devida análise da Comissão de Justiça. A prática de aprovação em plenário e posterior veto pelo Executivo tem sido recorrente.

Proposta de exames de Covid-19 em empresas

Outro assunto discutido foi um projeto de lei que obrigaria empresas privadas com mais de 50 funcionários a realizarem exames de diagnóstico de Covid-19 em seus colaboradores. A proposta, em discussão na Câmara há algum tempo, recebeu um novo substitutivo e ainda não possui parecer da Comissão de Constituição e Justiça. A polêmica reside na constitucionalidade de obrigar empresas a arcar com esses custos, mesmo com protocolos existentes para casos suspeitos.

Atraso na construção dos AMIs

A construção dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMIs), prometidos pelo prefeito há quatro anos, ainda não saiu do papel. Os AMIs, que seriam construídos na Vila Virginia e na zona norte, estão atrasados, com o projeto do AMI do Idoso ainda na fase de projetos. A parceria entre Estado e município para a construção dos AMIs visa zerar a fila de espera por consultas e exames especializados, que pode chegar a mais de 24 meses. Apesar da promessa inicial de funcionamento em 2017, nenhum dos AMIs está em operação até o momento, impactando negativamente o acesso da população a serviços de saúde especializados.

Apesar dos desafios e impasses enfrentados pela Câmara Municipal em relação aos vetos, projetos de lei e obras prometidas, a população aguarda por soluções e o cumprimento das promessas feitas em campanhas anteriores. A situação dos AMIs, em particular, demonstra a necessidade de maior agilidade e transparência na gestão pública para garantir o acesso da população aos serviços de saúde essenciais.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.