CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘De olho na política’ com Marcelo Fontes

PF divulga relatório final das investigações do aluguel das ambulâncias de Ribeirão Preto
política brasileira
PF divulga relatório final das investigações do aluguel das ambulâncias de Ribeirão Preto

PF divulga relatório final das investigações do aluguel das ambulâncias de Ribeirão Preto

A Polícia Federal divulgou o relatório final da investigação sobre o aluguel de ambulâncias em Ribeirão Preto, que deve ser encaminhado ao Ministério Público. Apesar de inicialmente haver a possibilidade de o caso ficar com o Ministério Público Estadual devido à natureza estadual da verba utilizada na contratação, aguarda-se posicionamento oficial.

Investigação da Polícia Federal

A investigação incluiu busca e apreensão na prefeitura e na empresa Soex, vencedora da licitação. O relatório aponta que o secretário de Saúde, Sandro Scarperini, teria favorecido a Soex na licitação, realizada por dispensa devido ao decreto de calamidade pública na cidade. A PF encontrou mensagens entre Scarperini e Aníbal Carneiro, proprietário da Soex, indicando irregularidades, inclusive mensagens omitidas em relatório inicial apresentado pelo secretário à polícia.

Mensagens e Indícios de Crime

Uma mensagem de Aníbal Carneiro a Sandro Scarperini, questionando se havia ganhado a licitação, foi repassada por Scarperini a Janaina, servidora da prefeitura. Para a Polícia Federal, as evidências indicam crime de dispensa irregular de licitação (artigo 89 da Lei 8.666/93), com pena prevista de três a cinco anos de prisão e multa. A empresa Soex, por meio de seu advogado, contesta as conclusões da PF, alegando parcialidade na investigação e que a verba era estadual, não federal.

Reações e Desdobramentos

A prefeitura de Ribeirão Preto ainda não se posicionou oficialmente. Em ocasiões anteriores, o secretário Scarperini negou as acusações. A CPI da Câmara Municipal, que investigou o mesmo caso, recomendou o afastamento de Scarperini e Janaina. A prefeitura, no entanto, refutou as alegações da CPI, classificando-as como eleitoreiras. Com a divulgação do relatório da Polícia Federal, o caso ganha força, e aguarda-se o posicionamento do executivo municipal. Sandro Scarperini, homem forte do governo de Duarte Nogueira, ocupa o cargo desde 2017.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.