Vereador Jean Corauci quer liberar funcionamento de bares aos domingos em Ribeirão Preto
De olho na política, acompanhamos os principais acontecimentos da Câmara Municipal de Ibiúna.
Liberação de bares aos domingos
O vereador Giancoraoschi propôs um projeto de decreto legislativo (26-2020) para liberar o funcionamento de bares aos domingos. O projeto busca sustar o parágrafo 4º do decreto 1089-2020 do prefeito Duarte Nogueira, que limita o funcionamento de bares e restaurantes de segunda a sábado, das 11h às 17h. A justificativa é que os domingos representam o maior faturamento para a maioria dos estabelecimentos, que se encontram em situação financeira delicada. No entanto, a legalidade da proposta é questionada, pois pode contrariar o Plano São Paulo, do governo estadual. A constitucionalidade do projeto será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, com votação prevista para as 18h de hoje. A decisão é polêmica, considerando o contexto de pandemia e as medidas de restrição.
Retorno das atividades religiosas
O projeto do vereador Elizeu, que buscava considerar as atividades religiosas como essenciais, perdeu o objeto após a prefeitura publicar, no diário oficial, o regramento para o retorno das celebrações religiosas com público. Apesar disso, o projeto será discutido na sessão de hoje, reconhecendo a importância das atividades religiosas de qualquer natureza.
Leia também
Situação de saúde do vereador França
O vereador França passou por uma angioplastia de emergência ontem. Segundo informações nas redes sociais, ele passa bem e deve receber alta em breve. Ele já apresentava histórico de problemas cardíacos.
Em resumo, a sessão da Câmara Municipal de Ibiúna hoje promete ser movimentada, com discussões sobre a liberação de bares aos domingos e a análise da constitucionalidade do projeto. A situação de saúde do vereador França também foi atualizada.