CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘De olho na política’ com Marcelo Fontes

Jornalista do Portal ACidade ON analisa possibilidade de Ribeirão Preto avançar para fase amarela do Plano São Paulo
política brasileira
Jornalista do Portal ACidade ON analisa possibilidade de Ribeirão Preto avançar para fase amarela do Plano São Paulo

Jornalista do Portal ACidade ON analisa possibilidade de Ribeirão Preto avançar para fase amarela do Plano São Paulo

Nesta quinta-feira, a CBN discutiu a situação do comércio em Ribeirão Preto durante o programa CBN especial Coronavírus. A principal questão gira em torno da possibilidade de reabertura do comércio na cidade antes do Dia dos Pais, apesar da proibição do governo de São Paulo.

Regras do Plano São Paulo e Pressão pela Reabertura

O Plano São Paulo, atualizado semanalmente às sextas-feiras e vigente a partir da segunda-feira seguinte, determina as fases de flexibilização da quarentena. Ribeirão Preto esperava avançar para a fase laranja ou amarela na segunda-feira, dia 10, permitindo a reabertura do comércio. No entanto, a prefeitura pressionou pelo início da flexibilização já no sábado, dia 8, dois dias antes da atualização oficial. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado negou essa possibilidade, alegando que tal exceção para Ribeirão Preto significaria a necessidade de abrir exceções para todos os 26 municípios da região.

Posicionamento do Governo e Preocupações com a Saúde

O governo estadual mantém a posição de que todas as cidades devem seguir as regras do Plano São Paulo. Há preocupações com uma possível euforia de compras no Dia dos Pais, levando à aglomeração e ao aumento de casos de Covid-19. Mesmo com a possibilidade de avanço para a fase amarela, a recomendação é que grupos de risco continuem com o isolamento social, já que ainda não há uma vacina disponível. A flexibilização não significa que a situação esteja confortável em relação ao coronavírus.

Discussão na Câmara e Projetos Polêmicos

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto discute dois projetos de lei relacionados ao coronavírus: um sobre critérios de funcionamento do aeroporto estadual Dr. Leite Lopes e da rodoviária, e outro que considera os cultos religiosos como atividade essencial. Este último permitiria a reabertura de igrejas e templos mesmo na fase vermelha. A legislação sobre o aeroporto, no entanto, é considerada complexa, pois se trata de uma estrutura estadual.

A situação permanece em aberto, com a expectativa de novos desdobramentos nos próximos dias. A decisão final sobre a reabertura do comércio em Ribeirão Preto antes do Dia dos Pais ainda depende do governo estadual e da evolução da pandemia na região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.