Pediatra alerta sobre os riscos à saúde com sedentarismo entre as crianças
O distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19 teve como consequência a redução da atividade física em todas as faixas etárias e classes sociais. Estudos europeus com crianças e adolescentes corroboram essa constatação, levando a Sociedade Brasileira de Pediatria a divulgar materiais incentivando a prática de exercícios e combatendo o sedentarismo.
Benefícios da atividade física
A atividade física regular apresenta inúmeros benefícios à saúde, incluindo a melhora do sistema imunológico, com redução de até 50% nas infecções respiratórias em comparação a indivíduos sedentários. Recomenda-se que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos 60 minutos de exercícios moderados diariamente ou 3 a 5 horas semanais. Caminhadas rápidas, ciclismo moderado e danças são exemplos de atividades adequadas.
Superando os desafios do confinamento
A realização de exercícios em casa pode ser um desafio, mas a tecnologia pode ser uma aliada. Jogos online, aulas de dança virtuais e aplicativos que simulam atividades físicas podem ser ótimas opções. Brincadeiras tradicionais como pular corda, bambolê e amarelinha também são alternativas eficazes para combater o sedentarismo. A participação ativa dos pais é fundamental nesse processo, incentivando e, inclusive, participando das atividades com os filhos.
Leia também
Cuidados e recomendações
Ao retomar as atividades físicas presenciais, alguns cuidados são essenciais. Exercícios ao ar livre com uso obrigatório de máscara, higienização constante de equipamentos (halteres, cordas, bolas) e disponibilização de água individual e álcool em gel são medidas imprescindíveis. Agradecemos aos profissionais essenciais, em especial aos jornalistas, que trabalham incansavelmente para levar informação de qualidade à população em tempos desafiadores.