Dados apontam que 48% das mortes por Covid-19 estão ligadas à doença cardiovascular crônica
Doença Cardiovascular e Covid-19 em Ribeirão Preto
Um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto revelou um dado alarmante: 48% dos pacientes que faleceram devido à Covid-19 na cidade apresentavam doença cardiovascular crônica. De um total de 44 vítimas fatais, 21 tinham essa comorbidade.
Diabetes e o Aumento do Risco
Outra comorbidade que se mostrou significativamente associada ao aumento da letalidade por Covid-19 em Ribeirão Preto foi o diabetes mellitus. Das 44 mortes registradas, 15 (34%) ocorreram em pacientes com diabetes, reforçando a importância do controle glicêmico para grupos de risco.
Mortalidade Feminina
A pesquisa também apontou uma tendência preocupante: mais da metade das mortes por Covid-19 em Ribeirão Preto foram de mulheres (55%, ou 24 mortes), enquanto 20 homens (45%) perderam a vida em decorrência da doença nos últimos três meses.
Leia também
Em resumo, o estudo da Secretaria Municipal da Saúde destaca a importância das doenças cardiovasculares e do diabetes como fatores de risco para óbitos por Covid-19 em Ribeirão Preto, além de revelar uma maior taxa de mortalidade entre as mulheres. Para mais detalhes, acesse o portal acidadeon.com.br/ribeirao.



