Pandemia faz disparar em 40% o número de lojas virtuais no Brasil; número de portais de e-commerce passa da casa de 1,3 milhão
Eduardo Soares, da CBN, apresenta a coluna Mundo Digital, abordando o crescimento exponencial do e-commerce brasileiro em 2020.
E-commerce em alta
Uma pesquisa realizada pela PayPal em parceria com a Big Data Corp, entre atrássto de 2019 e 2020, apontou um aumento de 40% no número de lojas virtuais no Brasil, ultrapassando a marca de 1,3 milhão de sites. Destes, 8% eram de empresas que não possuíam lojas físicas, demonstrando uma significativa adaptação ao cenário pandêmico.
Pequenos negócios e localização
O estudo revelou que a maioria (88,77%) dessas novas lojas virtuais apresenta um faturamento mensal de até R$ 10.000,00, indicando a entrada de pequenos negócios no mercado digital. A concentração geográfica também é marcante, com 58% das novas lojas localizadas no estado de São Paulo.
Leia também
Mídias sociais como ferramenta de divulgação
A pesquisa destaca o uso estratégico das mídias sociais na divulgação e interação com clientes. 68% das novas lojas virtuais utilizam essas plataformas, sendo o Facebook a mais popular (mais da metade das lojas), seguido pelo YouTube (vídeos) e Instagram (21%).
O crescimento do e-commerce demonstra a adaptação dos negócios ao ambiente digital e a importância das mídias sociais para alcançar novos clientes. As oportunidades no mercado digital permanecem em expansão.