Em comemoração ao Dia do Poeta, professor faz uma homenagem Carlos Drummond de Andrade
O Dia do Poeta, comemorado em 20 de outubro, nos convida a refletir sobre a arte de lidar com palavras. A poesia de Carlos Drummond de Andrade, “O Lutador”, nos apresenta essa luta de forma visceral e poética.
A Luta com as Palavras
Drummond personifica as palavras como entidades desafiadoras, comparando-as a um javali indomável. Ele descreve a dificuldade de capturá-las, de domesticá-las para expressar seus pensamentos. As palavras, ora se aproximam, ora escapam, num ciclo constante de busca e frustração.
A Busca Incessante
O poeta demonstra persistência, utilizando persuasão e humildade em sua busca. Ele se apresenta como um escravo da poesia, submisso à beleza e ao poder das palavras. Apesar de seu esforço, as palavras continuam a lhe escapar, deslizando como se fossem levíssimas, sem se deixar prender.
Leia também
Um Duelo Sem Fim
A poesia se encerra com a imagem da luta contínua, um duelo sem fim entre o poeta e as palavras. A paixão pela palavra é inegável, mas a conquista definitiva permanece um sonho. A luta, mesmo sem proveito aparente, prossegue nas ruas do sono, numa busca incessante pela expressão poética. A poesia de Drummond nos lembra a importância da palavra e da sua força transformadora. É através dela que reconstruímos nossa língua, dando vida a novas formas de expressão e compreensão.