Os animais domésticos podem ser vítima do novo coronavírus ou até transmitir a doença para humanos? Confira!
Desde os primeiros casos de coronavírus, a preocupação com animais domésticos aumentou. Especialistas investigam se pets podem ser vítimas ou transmissores da doença.
Animais de estimação e a COVID-19: risco de transmissão?
Até o momento, não há evidências de que cães e gatos transmitam a COVID-19 para humanos. Embora a situação seja monitorada de perto pelas autoridades de saúde, nenhum caso de transmissão de animais para humanos foi reportado.
Coronavírus em cães e gatos: outras variantes
Existem diferentes tipos de coronavírus. Os alfa coronavírus afetam cães e gatos, existindo vacinas (como V8, V10 e V12) para combatê-los. Esses vírus causam principalmente problemas gastrointestinais (diarreia em cães e peritonite infecciosa felina em gatos) e não afetam humanos. Já os beta coronavírus, responsáveis pela COVID-19 em humanos, não apresentaram casos em cães e gatos.
Leia também
Cuidados com os pets durante a pandemia
Apesar da baixa probabilidade de transmissão, cuidados básicos de higiene são importantes. Lavar as mãos antes e depois de interagir com os animais é fundamental. Pessoas com COVID-19 confirmada devem evitar contato próximo com seus pets, especialmente beijos e contato com mucosas, como medida de precaução.
Embora não haja registros de transmissão da COVID-19 entre pets e humanos, a manutenção da higiene e o cuidado com o contato próximo, principalmente para pessoas infectadas, são medidas preventivas importantes para garantir a saúde de todos.