Você já ouviu falar na cinomose? Saiba mais sobre a doença que se intensifica no frio
A sinomose canina é uma doença grave que afeta o sistema nervoso dos cães, principalmente filhotes e animais idosos. Comum em épocas de frio e seca, ela pode causar sequelas irreversíveis. Para entender melhor essa doença, conversamos com a Dra. Mariana Paranhos, veterinária.
Prevenção da Sinomose: A Importância da Vacinação
A principal forma de prevenir a sinomose é a vacinação. A Dra. Paranhos recomenda a vacinação polivalente em filhotes, que protege contra diversas doenças, incluindo a sinomose. A imunização prepara o sistema imunológico do animal para combater o vírus.
Sintomas e Diagnóstico da Sinomose
Os sintomas da sinomose se manifestam gradualmente. Inicialmente, podem aparecer diarreia e vômito. Em seguida, podem surgir problemas respiratórios, como secreção nasal e ocular. Em casos mais avançados, sintomas neurológicos como dificuldade de locomoção, tremores e convulsões podem surgir. Infelizmente, não existe um tratamento específico para a sinomose. O tratamento se concentra no controle dos sintomas para melhorar a qualidade de vida do animal enquanto o vírus completa seu ciclo.
Leia também
Tratamento e Contagio
Como não há cura, o tratamento visa controlar os sintomas, tratando as manifestações gastrointestinais, respiratórias e neurológicas. A sinomose é altamente contagiosa, por isso, animais com suspeita devem ser imediatamente isolados para evitar a contaminação de outros cães através do contato com fezes, urina e secreções. Objetos como camas e caminhas também devem ser higienizados. A doença não representa risco para humanos ou gatos.