A colunista fala sobre o aniversário de 273 anos de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira
Neste 12 de novembro, relembramos o nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ocorrido em 1746 em Minas Gerais. Líder dos Inconfidentes Mineiros, Tiradentes foi executado em 1792, seu corpo exposto em Vila Rica como exemplo para aqueles que ousavam protestar contra a opressão portuguesa.
A Persistência da Exploração
A luta contra a exploração econômica do Brasil, iniciada no século XVIII, persiste até os dias atuais. Ainda hoje, grande parte da riqueza brasileira é direcionada para governos e potências estrangeiras, que exploram recursos naturais como os da Amazônia. Essa exploração secular impede o desenvolvimento pleno do país e prejudica a população.
A Necessidade de Mudança
A situação precária de serviços públicos essenciais, como saúde e educação, mesmo em regiões ricas como São Paulo, demonstra a desigualdade social. A população brasileira se sacrifica para evitar o colapso financeiro do país, mas é fundamental que os privilegiados contribuam com a redistribuição de riquezas. A reforma tributária é urgente.
Leia também
Um Chamado à União
O Brasil possui uma riqueza natural imensa, mas a injustiça social persiste. Para construir uma nação mais forte, justa e orgulhosa, é necessário que todos os brasileiros se unam em prol de um futuro melhor, onde a riqueza seja distribuída de forma equitativa e o desenvolvimento beneficie a todos.



