Colunista relembra a trajetória da poetisa Cora Coralina
Em 10 de abril de 1985, faleceu Cora Coralina, uma das maiores poetisas brasileiras. Poucos sabem, porém, que ela viveu por muito tempo em Jabuticabal, como comprovam reportagens da época.
A trajetória de Cora Coralina
Nascida em Goiás em 1889, Cora Coralina só publicou seu primeiro livro aos 76 anos. Seu talento foi reconhecido e impulsionado por Carlos Drummond de Andrade, que percebeu e divulgou a grandeza de sua obra poética.
A riqueza poética de Cora Coralina
Um dos poemas mais conhecidos de Cora Coralina é “Todas as Vidas”, no qual ela descreve a multiplicidade de suas experiências e vivências, retratando diversas mulheres em sua obra: a cabocla velha, a lavadeira, a cozinheira, a mulher do povo, a roceira e a mulher da vida. A força e a riqueza de suas imagens mostram a diversidade da vida e a complexidade da condição feminina.
Leia também
O legado de Cora Coralina
A poesia de Cora Coralina continua a nos inspirar pela sua simplicidade, verdade e genuinidade. Sua obra permanece atual e relevante, destacando-se no cenário da poesia brasileira ao lado de outras grandes escritoras. Seu legado como poetisa e mulher brasileira permanece vivo.



