Jornalista repercute as delações de empreiteiros que acusam políticos de receber propina
Olá, amigos! Hoje vamos comentar sobre as delações da empreiteira Odebrecht, manchete nos principais sites do país. As revelações expõem pagamentos milionários a diversos políticos, incluindo nomes como Sérgio Cabral, Aécio Neves, José Serra e outros 17.
Políticos Envolvidos e suas Reações
Com exceção de Sérgio Cabral, que já cumpre pena, todos os demais negam envolvimento nas propinas e repasses de caixa 2 ocorridos entre 2010 e 2014. Pelo menos 21 políticos de 8 partidos teriam recebido recursos de um departamento clandestino da Odebrecht, chamado “Controladoria de Projetos Estruturados”.
Revelações da Procuradoria Geral da República
Um relatório de 73 páginas da Procuradoria Geral da República, elaborado pela procuradora Raquel Dodge, resume os depoimentos de executivos da Odebrecht. Baseado em 217 depoimentos, o documento detalha o funcionamento do esquema, incluindo o financiamento irregular de campanhas e obras superfaturadas.
Leia também
Obras Superfaturadas e Impacto Nacional
A procuradora Raquel Dodge solicitou providências ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Entre as obras superfaturadas, estão estádios da Copa do Mundo de 2014, a transposição do Rio São Francisco, o Porto Maravilha, a ferrovia de integração do Oeste e empreendimentos internacionais. Políticos como José Serra, Aécio Neves, Eduardo Paes e Rodrigo Maia, presidente da Câmara, foram ouvidos e negaram qualquer envolvimento. Apesar das negativas, as revelações causam grande impacto e demonstram a gravidade da situação.
A situação é lamentável, mas também reveladora. Precisamos conhecer os detalhes dessa triste história do nosso país para que possamos seguir em frente, buscando um futuro melhor e mais justo.



