CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘Pitacos da Ro’ com Rosana Zaidan

Colunista lamenta os estragos causados pela chuva na noite desta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro
Pitacos da Ro
Colunista lamenta os estragos causados pela chuva na noite desta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro

Colunista lamenta os estragos causados pela chuva na noite desta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro

Chuvas Intensas Deixam Rio de Janeiro em Estado de Emergência

Mortes e Devastação

As fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro causaram mortes e deixaram um rastro de destruição. O volume de água registrado em apenas um dia foi equivalente a um mês inteiro de precipitação, superando a capacidade de escoamento da cidade e resultando em inundações e deslizamentos de terra.

Falta de Prevenção e Planejamento

A tragédia expõe a histórica falta de planejamento e prevenção de desastres na cidade. A ocupação irregular de áreas de risco, aliada à ausência de políticas públicas eficazes de remoção de populações e de obras de infraestrutura adequadas, contribui para que tragédias como essa se repitam. O problema não é novo; episódios semelhantes, com centenas de mortes, já ocorreram no passado, mostrando a ineficiência de ações governamentais a longo prazo.

Responsabilidade Compartilhada

A responsabilidade pela prevenção de catástrofes é compartilhada. Enquanto o poder público precisa investir em obras de infraestrutura, como as que melhoraram a situação de Ribeirão Preto, e em políticas de remoção de famílias de áreas de risco, a população também tem seu papel na prevenção, evitando o descarte irregular de lixo que obstrui bueiros e agrava os alagamentos. Somente com a conscientização da população e a ação efetiva dos governantes será possível reduzir o risco de novas tragédias e construir um futuro mais seguro para todos.

A recorrência de eventos climáticos extremos exige uma mudança de postura. É preciso abandonar a cultura de respostas emergenciais e investir em planejamento a longo prazo, com ações preventivas que minimizem os impactos de chuvas intensas e protejam a população. A prevenção é fundamental para evitar que tragédias anunciadas continuem a ocorrer.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.