CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘Pitacos da Ro’ com Rosana Zaidan

Colunista ressalta os altos índices de mortes em hospitais por erros médicos
Pitacos da Ro
Colunista ressalta os altos índices de mortes em hospitais por erros médicos

Colunista ressalta os altos índices de mortes em hospitais por erros médicos

Erro médico: milhares de mortes evitáveis no Brasil

Mortes por imperícia em hospitais

Uma pesquisa do anuário de segurança hospitalar no Brasil revelou um número alarmante: em 2017, mais de 54.000 pessoas morreram devido a erros médicos, de enfermagem ou em procedimentos hospitalares. Isso representa uma média de 148 mortes diárias em decorrência de imperícia ou erro de diagnóstico, em hospitais públicos e privados.

Comparação com outros tipos de mortes

Considerando que, diariamente, 175 pessoas morrem vítimas de violência no Brasil (segundo a expressão “morte matada”, utilizada por Monteiro Lobato), o total de mortes evitáveis ultrapassa 300 pessoas por dia. Esse número leva em conta apenas mortes em hospitais e por violência, sem contabilizar os óbitos em acidentes de trânsito.

Reflexão e propostas

A situação exige uma reflexão profunda sobre como diminuir o número de erros em hospitais e a violência nas ruas. A garantia do direito à vida é fundamental, e a alta taxa de mortalidade por imperícia médica e violência é inaceitável. Precisamos buscar soluções urgentes para reduzir esses números e garantir a segurança da população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.