Colunista relembra a obra e vida de Tom Jobim
Neste giro, deixemos de lado a política e outras questões para celebrar a beleza, especificamente a beleza musical e poética. A inspiração vem do aniversário de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim.
Tom Jobim: O Paulista Bandeirante
Muitos desconhecem a forte ligação de Tom Jobim com São Paulo. Seu avô, Azor, era de Leme, e o próprio Tom carregava consigo a força bandeirante paulista, como ele mesmo relatava a João Garcia. A infância e adolescência em Leme, inclusive um namoro com uma professora, marcaram sua vida antes de se casar com Teresa.
A Música como Legado
Tom Jobim morreu em 8 de dezembro, mesma data de John Lennon. Apesar da coincidência, o foco aqui é celebrar seu nascimento em 25 de janeiro, data que compartilha com a cidade de São Paulo. Sua música, um presente generoso para o mundo, é o seu maior legado. Sua genialidade se refletia em observações arguta sobre os assuntos nacionais e internacionais, sempre com humor e irreverência.
Um Artista Inigualável
A falta de Tom Jobim é sentida até hoje. Sua música permanece como uma prova de sua grandeza e talento, um presente inesquecível para todos nós. Sua inteligência, sensibilidade e olhar único sobre o mundo deixaram uma marca indelével na música brasileira e mundial.



