CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘Pitacos da Ro’ com Rosana Zaidan

Nesta segunda-feira comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra
Pitacos da Ro
Nesta segunda-feira comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra

Nesta segunda-feira comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra

Hoje, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, relembramos a morte de Zumbi dos Palmares e refletimos sobre a persistente desigualdade racial no Brasil.

Desigualdade Salarial: Um Longo Caminho para a Igualdade

Dados da Oxfam, organização humanitária internacional, revelam um cenário preocupante: a renda média dos negros no Brasil é apenas cerca de metade da renda média dos brancos. Essa disparidade salarial, segundo a pesquisa, persistiria por mais de 70 anos, projetando a igualdade financeira apenas para 2089.

A Luta por Justiça Social

A diferença é gritante: enquanto a renda média mensal dos brancos se aproxima de R$ 1589, a dos negros fica em torno de R$ 898. Embora tenha havido um progresso em relação aos 45% de renda recebida pelos negros há 20 anos (atualmente em 57-59%), o caminho para a igualdade racial ainda é longo e árduo. Políticas públicas eficazes, vontade política e engajamento da sociedade civil são cruciais para combater essa desigualdade.

Um Dia de Reflexão e Ação

Apesar do cenário desafiador, o Dia da Consciência Negra serve como um importante lembrete para continuarmos a lutar por justiça social e igualdade racial. Celebrar a data significa reafirmar o compromisso com a construção de um Brasil mais justo e fraterno, onde todos tenham as mesmas oportunidades, independentemente da cor da pele.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.