CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘Pitacos da Ro’ com Rosana Zaidan

Colunista comenta os males do tabagismo
Pitacos da Ro
Colunista comenta os males do tabagismo

Colunista comenta os males do tabagismo

Dez anos após sua implementação, a lei antifumo paulista, pioneira no Brasil, mostra-se um sucesso. De acordo com dados do G1, 99,7% dos estabelecimentos cumprem a legislação que proíbe o fumo em locais fechados ou parcialmente fechados.

Avanço em civilidade e saúde pública

A lei representa um avanço significativo em civilidade, garantindo que pessoas não sejam obrigadas a inalar fumaça de cigarro, charuto ou outros produtos, protegendo-as da poluição do ar e de doenças respiratórias. O impacto positivo na saúde pública é inegável, considerando que o fumo é um grande vetor de doenças mortais.

Resultados da lei em São Paulo

Em Ribeirão Preto, por exemplo, foram registradas 121 mil notificações e 184 autos de infração em dez anos. A lei prevê multas significativas, que dobram em caso de reincidência, podendo levar à interdição ou fechamento do estabelecimento em casos de infrações repetidas. A multa para estabelecimentos que descumprem a lei é de R$ 1.253,00, valor que dobra em caso de reincidência. Na terceira ocorrência, o estabelecimento é interditado por 48 horas e, na quarta, fechado por 30 dias.

Reflexões sobre vícios e saúde

A eficácia da lei antifumo paulista demonstra a importância de políticas públicas que visam à saúde e ao bem-estar da população. A iniciativa paulista serve como exemplo para outras regiões do Brasil e do mundo, mostrando que é possível criar ambientes mais saudáveis e respeitosos, livres da fumaça nociva do cigarro. A lei é um marco na luta contra o tabagismo e demonstra que a combinação de legislação rigorosa e conscientização da população pode trazer resultados positivos e duradouros.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.