Em clima de Carnaval, relembre sambas de enredo que ficaram marcados para a história
Um desfile de sambas inesquecíveis
Em noite de quase Carnaval, nossa sala de música recebeu um desfile de sambas de enredo antológicos das escolas de samba do Rio e de São Paulo. Começamos com "Acuarela Brasileira" (Império Serrano, 1964), composição de Silas de Oliveira inspirada na obra de Ari Barroso, que conquistou a terceira posição. Em seguida, viajamos para 1978 com "Amanhã" (União da Ilha), um samba gravado por Elisette Cardoso e popularizado por Simone em 1983.
Do mar ao asfalto: sucessos memoráveis
De volta a 1981, relembramos o samba da Portela, "Das maravilhas do mar fez-se o esplendor de uma noite", que também ficou em terceiro lugar. Em seguida, o ritmo esquenta com "Gurundum" (Império Serrano, 1982). Nosso passeio musical continua com um samba de São Paulo: "Moreno ou Menino, Cor de Canela" (Jinga, Brasil, 1985). A Mangueira entra em cena com "Caim me mostra o mundo o que a Bahia e a Mangueira tem" (1986), um grande sucesso que rendeu o primeiro lugar à escola. A Imperatriz Leopoldinense também marca presença com seu samba de 1989, inspirado no hino da Proclamação da República, considerado um dos maiores de todos os tempos.
Clássicos e polêmicas: um mergulho na história do samba
A Beija-Flor, com seu polêmico desfile de 1989 ("Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia"), e o inesquecível "Joãozinho Trinta", que retratava Cristo envolto em panos pretos, ficou em segundo lugar. Os Acadêmicos do Salgueiro, com "Ita no Norte" (1990), inspirado na canção de Caetano Veloso, conquistaram o primeiro lugar. Os Gaviões da Fiel também marcam presença com "O que é bom é para sempre" (1995). Finalizamos nossa viagem musical com o samba da Vai-Vai ("A Rainha, a Noite, Tudo Transforma", 2012), e mais um da Portela (2012), com a participação de Marisa Monte e Paulinho da Viola. Semana que vem tem mais!
Leia também
- Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão abre inscrições para aulas de música e dança
- Show música italiana thiago arancan: Thiago Arancam canta sua trajetória através de grandes sucessos da música italiana
- Música sertaneja em ribeirão preto: Ribeirão Preto e a ligação íntima com a música sertaneja