Decorar a casa com os tradicionais pisca-pisca também merece atenção
A época mais iluminada do ano chegou a Ribeirão Preto, e com ela, a decoração natalina toma conta de casas, apartamentos, lojas e shoppings. Porém, com a beleza das luzes, vem a necessidade de cuidados para evitar acidentes.
Verificando a Segurança das Luzes
Segundo Frederico Barbosa, engenheiro-líder da CPFL em Ribeirão Preto, quem reutilizar decorações de anos anteriores deve inspecionar cuidadosamente todos os materiais. É preciso verificar se as luzes e cabos estão em perfeito estado, pois danos podem causar choques elétricos ou curtos-circuitos. Lâmpadas quebradas ou fios desgastados devem ser descartados.
Distribuição da Carga Elétrica e Tipos de Lâmpadas
Ao instalar as luzes, é fundamental dividir a carga elétrica entre diferentes tomadas. Não se deve conectar toda a decoração em uma única tomada. A potência, tensão e instruções de uso devem ser verificadas na embalagem dos pisca-piscas. Árvores de Natal, em especial, exigem atenção redobrada, pois um curto-circuito pode causar incêndio. Ao sair de casa, desligue completamente as luzes da tomada.
Leia também
Para novas compras, a recomendação é optar por lâmpadas LED. Apesar do custo inicial mais elevado, elas são mais econômicas e seguras, operando em temperaturas mais baixas. O consumo de energia dependerá da quantidade de lâmpadas usadas: uma lâmpada incandescente consome de 1 a 5 watts, enquanto um conjunto de 300 lâmpadas LED pode gastar até 10 watts. Priorizar lâmpadas LED, mesmo com custo maior, garante maior segurança.
Com os devidos cuidados, a magia do Natal pode brilhar com segurança e beleza em todos os lares ribeirão-pretanos.



