Com o aumento do desemprego, quem precisa garantir o sustento, precisa se reinventar
A rotina de Marcos Rocha, 16 anos, começa antes do sol nascer. Ele acorda às 4h30 em Luiz Antônio e viaja cerca de uma hora até Ribeirão Preto para estudar Administração e Ensino Médio na USP. São oito horas diárias de estudo, até o retorno para casa.
De Luiz Antônio a Ribeirão Preto: Uma jornada diária em busca do conhecimento
A rotina de Marcos se inicia às 4h30 da manhã, com o objetivo de pegar um ônibus às 5h15 e chegar à USP em Ribeirão Preto às 6h10. As aulas começam às 7h15 e se estendem até as 15h. Essa rotina desafiadora começou em 2017, quando ele participou de um processo seletivo do Supera Educa, um programa do Supera Parque, o parque tecnológico de inovação da USP de Ribeirão Preto.
Supera Educa: O divisor de águas na vida de Marcos
O Supera Educa reúne jovens de escolas públicas da região, disseminando empreendedorismo e tecnologia. Para Marcos, o projeto foi um divisor de águas. O contato com o ambiente de inovação despertou nele a vontade de mudar seu futuro. Após o curso, ele e sua equipe participaram de um evento da NASA, criando um robô para separar petróleo da água do mar, projeto que os consagrou campeões na categoria estratégia e inovação.
Leia também
O futuro do trabalho e a importância da inovação
A experiência de Marcos destaca a importância da inovação e da adaptação às mudanças do mercado de trabalho. Sua história inspira a todos a investirem em suas ideias, compartilharem seus projetos e a não duvidarem do seu potencial. O futuro pertence àqueles que ousam criar e inovar, transformando suas ideias em realidade.



