CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Outubro Rosa chega à reta final, mas a prevenção e luta contra o câncer de mama continua!

Conheça a instituição de apoio I.A.N.S.A, que realiza 1.500 atendimentos em toda a região de maneira gratuita
Outubro Rosa chega à reta final
Conheça a instituição de apoio I.A.N.S.A, que realiza 1.500 atendimentos em toda a região de maneira gratuita

Conheça a instituição de apoio I.A.N.S.A, que realiza 1.500 atendimentos em toda a região de maneira gratuita

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo, Outubro Rosa chega à reta final, mas a prevenção e luta contra o câncer de mama continua!, e a prevenção continua sendo o foco principal durante o Outubro Rosa. Em Franca, interior de São Paulo, uma iniciativa local tem se destacado no apoio a pacientes que enfrentam essa doença. A Casa de Apoio IANZA, vinculada à instituição Nossa Senhora Aparecida, oferece suporte integral a mulheres em tratamento, atendendo mensalmente cerca de 1.500 pessoas de 35 cidades da região.

O projeto teve origem em 2020, quando a assistente social Eliane Bonini foi diagnosticada com câncer de mama. Após enfrentar o impacto inicial da doença, ela decidiu transformar sua experiência em um propósito de vida. Eliane alugou uma pequena casa próxima ao Hospital do Câncer de Franca para acolher pacientes e acompanhantes, oferecendo refeições e hospedagem gratuita. Com o tempo, o espaço evoluiu e, com o apoio de voluntários, tornou-se uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos.

Atendimento multidisciplinar e estrutura da Casa de Apoio IANZA

Atualmente, a Casa de Apoio IANZA conta com uma equipe de 14 funcionários, incluindo psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, motoristas e estagiários. O serviço oferecido vai além da hospedagem e alimentação, proporcionando atendimento multidisciplinar para auxiliar os pacientes a enfrentarem o tratamento com mais equilíbrio e tranquilidade.

Fontes de financiamento e programas mantidos pela ONG: Com um orçamento mensal de aproximadamente 50 mil reais, a instituição mantém suas atividades por meio de doações e eventos beneficentes, como bazares, jantares temáticos e a tradicional Festa das Nações de Franca. A Casa de Apoio IANZA administra três programas principais:

  • BEM TV: oferece empréstimo de equipamentos hospitalares, atendimento multidisciplinar, além de fornecer perucas, suplementos alimentares e fraldas descartáveis;
  • Beijaflor: integra medicina tradicional com práticas complementares, como ioga, acupuntura, aplicação de reiki e terapia com florais;
  • Porto Seguro: acolhe pacientes e acompanhantes em trânsito, oferecendo hospedagem e alimentação completa.

Depoimento de paciente atendida pela Casa de Apoio: Joana Dark Suaré Silva, de 52 anos, é uma paciente que utiliza os serviços da Casa de Apoio IANZA há cerca de 10 anos. Moradora de Tuverava, região de Franca, ela luta contra o câncer que tem apresentado recorrência. Para realizar o tratamento, Joana viaja uma hora de ônibus todas as terças-feiras até o Hospital do Câncer de Franca, saindo às 5h10 da manhã.

“Eu não sabia que tinha a casa, que eu… Eu fui lá no hospital esperando todo mundo desocupar para ir embora. Aí a fome, você não conhece o IANZA? Aí ela me trouxe aqui e aí eu passei a vir para cá. Além de nos acolher, o trabalho deles é muito gratificante tanto para nós pacientes como os acompanhantes. Por exemplo, a radioterapia que eu fiz deu uma queimadura de terceiro grau. Olha, é muito importante para nós. São pessoas que nos acolhem tanto para ajudar a gente numa refeição, que as coisas são muito caras, como o apoio mesmo, psicológico.”

Informações adicionais

Para contribuir ou obter mais informações sobre a Casa de Apoio IANZA, é possível entrar em contato com a instituição por meio das redes sociais. A ONG depende de doações e do trabalho voluntário para manter seus serviços e continuar oferecendo suporte a pacientes com câncer de mama na região de Franca.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.