Funcionários da autarquia descarregam entulhos em terreno do Castelo Branco, bairro da Zona Leste de Ribeirão Preto
O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) anunciou a abertura de uma sindicância para investigar uma denúncia grave envolvendo um de seus veículos. Um morador da cidade flagrou um caminhão do Daerp sendo utilizado para descarregar pneus em um terreno no bairro Castelo Branco, zona leste.
A Denúncia e o Flagrante
O denunciante, que preferiu não se identificar, registrou fotografias da ação e formalizou uma denúncia na prefeitura. Segundo ele, a prática de descarregar pneus no terreno ocorre desde novembro. Caminhões chegam ao local, por vezes até nos fins de semana, carregados de pneus usados, aparentemente provenientes de atividades comerciais.
O Modo de Operação
O morador relata que os funcionários do Daerp realizam o descarregamento durante o horário de almoço, por volta do meio-dia. Ele afirma que, em uma das ocasiões, acionou o departamento e foi informado sobre outras denúncias similares já registradas. A situação o motivou a documentar a ação por meio de fotografias.
Leia também
Riscos e Implicações
Além do uso indevido do veículo do Daerp, a denúncia levanta preocupações sobre a possibilidade de o terreno, que é murado e possui portão fechado, se tornar um foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. O denunciante também alega que a ação é coordenada, com outros dois homens vigiando a área enquanto os pneus são descarregados.
A assessoria de imprensa do Daerp informou que a sindicância instaurada tem como objetivo apurar rigorosamente o caso. Adicionalmente, comunicou que os pneus já estão sendo removidos do local e encaminhados ao Ecoponto Rodrigo Prioli.



