CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouvinte flagra vazamento de água na Zona Sul

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
vazamento de água
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Um cano estourado na esquina movimentada de Ribeirão Preto tem causado indignação e preocupação entre os moradores e transeuntes. O vazamento, localizado no cruzamento das ruas César e Tupinambá-rose, no Jardim Ana Maria, transformou a via em um cenário de desperdício em meio à crescente crise hídrica.

Indignação e Desperdício

O senhor Iúji Ishimizo expressou sua revolta diante da situação, criticando a lentidão na resposta ao problema. “É uma vergonha, na situação em que nós estamos passando de escassez de água em todo o estado praticamente, tem um desperdício desse”, declarou. Ele ressaltou o volume alarmante de água tratada sendo desperdiçada, classificando-o como um prejuízo aos recursos públicos e naturais, que deveria ser corrigido imediatamente.

Alerta e Monitoramento

O vazamento foi inicialmente detectado por Kleber Rogério da Silva, funcionário de uma empresa de segurança, por volta das 6 horas da manhã. Kleber prontamente comunicou o incidente ao Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (DAERP) e à Rádio CBN, buscando uma solução rápida para o problema. Apesar dos múltiplos contatos com o DAERP ao longo da manhã, até o meio-dia, nenhuma equipe havia sido enviada para realizar o reparo.

Estimativa do Desperdício

Para ilustrar a magnitude do desperdício, Kleber e a equipe da CBN realizaram um teste prático. Utilizando um balde de 10 litros e um cronômetro, eles constataram que o vazamento despejava 10 litros de água a cada 10 segundos. Essa medição, embora não seja cientificamente precisa, permitiu estimar que cerca de 3.600 litros de água estavam sendo desperdiçados por hora.

Resposta do DAERP e Impacto

O DAERP informou, por meio de nota, que o problema seria resolvido no dia seguinte. Essa previsão significa que o vazamento persistiria por aproximadamente 22 horas, resultando em um desperdício estimado de 79 mil litros de água. Para se ter uma ideia do impacto, essa quantidade seria suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas por mais de 90 dias, considerando o consumo médio diário de 250 litros por pessoa.

O incidente serve como um lembrete da importância da manutenção da infraestrutura e da rápida resposta a problemas de vazamento, especialmente em tempos de escassez hídrica. A conscientização e o engajamento da comunidade são fundamentais para garantir o uso responsável dos recursos naturais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.