CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paciente que teve câncer revertido em Ribeirão Preto já está em casa

Vamberto Luiz de Castro teve alto no domingo e viajou para Belo Horizonte, onde mora
câncer revertido
Vamberto Luiz de Castro teve alto no domingo e viajou para Belo Horizonte, onde mora

Vamberto Luiz de Castro teve alto no domingo e viajou para Belo Horizonte, onde mora

Luiz de Castro, de 64 anos, recebeu alta do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto após 40 dias de internação. Ele foi tratado com o Cartecêl, uma terapia celular inédita na América Latina, que o curou de um linfoma, um tipo de câncer que afeta as células do sistema linfático.

Um tratamento inovador

O Cartecêl, desenvolvido no Hemocentro de Ribeirão Preto, consiste em extrair células do paciente, filtrar as responsáveis pelo combate ao câncer, inserir um novo gene que reconhece o tumor, expandir essas células e injetá-las novamente no paciente. O tratamento, descoberto no exterior, custa em média R$ 1,7 milhão, mas no Brasil o custo é 10 a 20% menor e poderá ser disponibilizado pelo SUS após a certificação da Anvisa.

Esperança e gratidão

Vambeto, como é conhecido Luiz, expressou sua gratidão pelos profissionais que o trataram e pela sua família. Ele relatou que, antes do tratamento, os médicos lhe davam apenas um mês de vida. Após a primeira aplicação do Cartecêl, em 9 de setembro, ele melhorou rapidamente, voltou a andar e deixou de usar morfina para controlar a dor. Agora, em casa, ele pretende aproveitar o tempo com a família, especialmente com sua neta de um ano.

Desafios e perspectivas

Para o coordenador do Centro de Terapia Celular da USP Ribeirão Preto, Dr. Mascovas, o projeto precisa de mais apoio para se solidificar e expandir. Atualmente, o laboratório tem capacidade de produção pequena, realizando um tratamento a cada 40 ou 50 dias. O objetivo é aumentar essa capacidade para que mais pacientes possam ser beneficiados com essa terapia inovadora, que pode ser replicada em outros centros.

Vambeto retornará a Ribeirão Preto a cada 15 dias para dar continuidade ao tratamento. Sua história representa um marco na medicina brasileira e uma grande esperança para pacientes com linfoma.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.