Somente neste ano, 100 casos da doença foram confirmados, além de três mortes suspeitas
São Joaquim da Barra enfrenta uma epidemia de dengue com mais de 100 casos confirmados e investigações em andamento sobre três mortes suspeitas. Diante da gravidade da situação, a prefeitura decretou estado de calamidade pública e adiou o início das aulas.
Atendimento Prioritário e Deslocamento de Pacientes
Para lidar com o surto, a unidade de pronto atendimento (UPA) de São Joaquim da Barra passará a atender prioritariamente pacientes com sintomas de dengue. Os demais casos de urgência e emergência serão encaminhados para Santa Casa. Esta medida visa otimizar os recursos e garantir um atendimento mais eficiente aos pacientes com dengue.
Medidas de Combate à Dengue
Além do atendimento prioritário, a prefeitura implementou diversas medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entre elas estão arrastões de limpeza, visitas domiciliares para eliminação de criadouros, campanhas de conscientização e uma lei que autoriza a fiscalização a multar proprietários de terrenos sujos. O cancelamento do carnaval popular também foi uma medida preventiva para evitar a aglomeração de pessoas e o aumento de criadouros.
Leia também
Alerta sobre o Sorotipo 2 e Cuidados Preventivos
O professor Benedito Fonseca, do Departamento de Virologia da USP de Ribeirão Preto, alerta para a circulação do sorotipo 2 da dengue na região, que pode causar formas mais graves da doença, especialmente em pessoas que já tiveram dengue anteriormente. A recomendação é redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, principalmente nesta época do ano. A cidade de Ribeirão Preto também está em alerta.
Em resposta à situação, a prefeitura de São Joaquim da Barra, além de outras medidas, também criou um polo estratégico de atendimento aos pacientes com dengue na sede da vigilância epidemiológica, buscando desafogar as unidades de saúde sobrecarregadas. A região enfrenta um cenário preocupante, com mais de 350 casos confirmados apenas em janeiro em cidades próximas, reforçando a importância das medidas preventivas e do combate ao mosquito Aedes aegypti.



