Em nota, a Prefeitura relata que a falta de profissionais é devido férias e afastamento por problemas de saúde
A falta de médicos em unidades de saúde de Ribeirão Preto tem gerado reclamações de pacientes que enfrentam dificuldades para agendar consultas e realizar exames. A situação afeta, principalmente, duas unidades na Vila Tibério, zona oeste da cidade.
Falta de Médicos e Agendamento de Consultas
Pacientes relatam longos prazos de espera para consultas e exames. Dona Dolores Martins, costureira, por exemplo, passou três meses para realizar um exame e ainda não sabe quando terá o resultado. Ela e sua filha tentaram agendar consultas na UBS da Vila Tibério, localizada na esquina das ruas Monte Alvernes e 21 de Abril, mas sem sucesso, devido à falta de médicos. A unidade, segundo relatos, só terá vagas para agendamento a partir do dia 15, em decorrência de férias e afastamentos de profissionais.
Impacto nos Pacientes
A falta de acesso aos serviços médicos impacta diretamente na saúde dos pacientes. Dona Dolores, que sofre de triglicérides e pressão alta, relata ter esperado dois meses para realizar um exame de sangue e teme nova espera pelo resultado. Outras duas pacientes, que preferiram não se identificar, confirmaram a falta de, pelo menos, dois médicos na unidade. A situação se repete na unidade da Rua Gonçalves Dias, onde duas médicas estão afastadas.
Leia também
Secretaria Municipal de Saúde
Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde informou que uma médica em cada unidade está de férias e outra está afastada por motivos de saúde. A secretaria afirma estar tomando providências para repor os profissionais. A expectativa é que a situação seja regularizada e que os pacientes consigam agendar suas consultas sem maiores atrasos.


