Medida foi tomada por não ter atingido a meta de imunização
Ribeirão Preto estende campanha de vacinação contra a influenza
Campanha prorrogada para atingir meta
A campanha de vacinação contra a influenza em Ribeirão Preto foi prorrogada devido à baixa adesão da população. Segundo Maíra Fernanda de Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde, menos de 70% do público-alvo (cerca de 200 mil pessoas) foi vacinado. Com isso, além dos grupos iniciais, crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos atrásra também podem se imunizar.
Baixa adesão em grupos de risco
A maior preocupação está com a baixa adesão em crianças menores de 5 anos e gestantes, grupos de alto risco, com apenas 45% de cobertura vacinal. O medo de reações adversas e a baixa percepção de risco da doença são apontados como possíveis motivos para a baixa adesão. A coordenadora reforça a segurança da vacina, explicando que ela não contém o vírus inteiro e, portanto, não causa gripe.
Leia também
Casos graves e óbitos registrados
Apesar da baixa percepção de risco, Ribeirão Preto já registrou sete óbitos por influenza em 2023. A falta de vacinação aumenta o risco de formas graves da doença e complicações. A população é incentivada a procurar os postos de vacinação disponíveis na cidade.
Com 36 salas de vacinação espalhadas pela cidade, a vacina contra a influenza está disponível gratuitamente para todos os grupos da campanha. A população alvo é incentivada a não deixar para se vacinar em cima da hora.



