CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pacientes que perderam a visão após mutirão de cirurgias serão avaliados no HC de Ribeirão

Objetivo é entender o que prejudicou a visão destes pacientes e verificar se os casos são reversíveis
perda de visão após cirurgia
Objetivo é entender o que prejudicou a visão destes pacientes e verificar se os casos são reversíveis

Objetivo é entender o que prejudicou a visão destes pacientes e verificar se os casos são reversíveis

Após um mutirão de cirurgias de catarata em Takuari-tinga, seis pacientes da região de Ribeirão Preto tiveram sua visão comprometida. Nesta terça-feira, eles passaram por exames no Hospital das Clínicas (HC) para descobrir a causa e a possibilidade de reversão dos danos.

Exames e Avaliações

Os pacientes, vindos de cidades da região, foram submetidos a uma bateria de exames, incluindo avaliação clínica oftalmológica completa, exame de lâmpada de fenda, exame de fundo de olho, tomografia de coerência óptica, ultrassom ocular e eletroretinograma. O objetivo é avaliar a integridade funcional das células oculares e determinar se há prognóstico para procedimentos como transplante de córnea.

Pacientes Relatam Sofrimento

Pacientes como o aposentado Benedito Donizete Lavez e a salgadeira Maria de Fátima Garcia relatam o sofrimento causado pela perda da visão. Maria de Fátima, que já passou por um transplante de córnea, afirma que não há esperança de recuperar a visão completamente. A situação é agravada pela falta de informações da diretoria do Amed Takuari-tinga, responsável pelo mutirão.

Investigações e Próximos Passos

O Ministério Público e a Polícia Civil investigam o caso, enquanto o Estado afastou a equipe médica responsável pelas cirurgias e estuda a possibilidade de indenização. O Grupo Santa Casa de Franca, administrador do Amed Takuari-tinga, instaurou sindicância interna e admitiu erro no protocolo assistencial durante o preparo cirúrgico. O HC continuará avaliando os pacientes, buscando o controle da inflamação ocular e o alívio da dor, mesmo que a recuperação total da visão não seja possível. Outros seis pacientes serão examinados nos próximos dias.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.