UBDS do bairro está interditada para obras de infraestrutura; unidade já tinha passado por manutenção parecida em julho
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, terá sua reabertura adiada mais uma vez. Inicialmente prevista para 21 de novembro, a unidade só deverá reabrir na primeira quinzena de dezembro. A obra de reforma, iniciada em 10 de julho, sofreu atrasos devido a danos estruturais causados pelas chuvas de outubro.
Impacto nos pacientes
Com o fechamento da UBS, os moradores da Vila Virgínia precisam se deslocar até outras unidades de saúde, como as UPAs Norte, Leste e Oeste. A UPA mais próxima, a do Sumarezinho, fica a 5 km de distância, enquanto a mais distante, a UPA Norte do Simione, está localizada a 10 km. Esse deslocamento se torna ainda mais difícil em dias de calor intenso, aumentando o desconforto para pacientes com problemas respiratórios, de pele ou desidratação.
Danos estruturais e extensão da obra
A Secretaria Municipal da Saúde explicou que os danos estruturais causados pelas chuvas de outubro exigiram reparos mais extensos que o previsto. A reforma inclui a troca de todas as telhas do prédio para melhorar o escoamento da água da chuva. A previsão inicial de conclusão era setembro, mas foi adiada para dezembro. A prefeitura garante que a obra visa garantir a segurança e o bem-estar da população.
Leia também
A demora na reabertura da UBS da Vila Virgínia impacta diretamente a população da região, que enfrenta dificuldades para acessar serviços de saúde básicos. A expectativa é que a unidade seja entregue à população na primeira quinzena de dezembro, conforme anunciado pela prefeitura.



