CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pacientes reclamam da falta de profissionais na UBS Nelson Barrionovo, no Campos Elíseos

Pelo menos três médicos estão afastados porque foram contaminados pela Covid-19; consultas foram remarcadas
falta profissionais UBS
Pelo menos três médicos estão afastados porque foram contaminados pela Covid-19; consultas foram remarcadas

Pelo menos três médicos estão afastados porque foram contaminados pela Covid-19; consultas foram remarcadas

Pacientes da Unidade Básica de Saúde Nelson Bairo Novo, localizada na Avenida Saudade com a Rua Pernambuco, nos Campos Elíseus, em Ribeirão Preto, reclamam da falta de médicos. Pelo menos três profissionais estariam afastados desde o fim do ano passado devido à Covid-19, causando o remanejamento de consultas e longas esperas.

Consultas Remarcadas e Longas Esperas

De acordo com relatos de pacientes e seus acompanhantes, consultas agendadas estão sendo remarcadas para meses depois. Raquel Rodrigues, cuidadora de uma paciente, teve o retorno médico remarcado para três meses após a data original. Rita Cubalão, outra cuidadora, conseguiu agendar uma consulta apenas para abril. A demora no atendimento é apontada como um problema recorrente, com pacientes precisando chegar muito cedo para garantir uma consulta.

Falta de Médicos e Sobrecarga

A falta de médicos na unidade é um problema constante, segundo os relatos. A cuidadora Rita Cubalão afirma que a situação é difícil, com falta de especialistas como oftalmologistas e dentistas, e agendas lotadas. Bruna Maria Bueno, dona de casa, também relatou dificuldades para marcar uma consulta, sendo orientada a retornar em 20 dias para tentar novamente.

Demanda e Necessidade de Mais Profissionais

Pacientes e acompanhantes defendem a necessidade de mais médicos na unidade para atender à demanda da população e evitar a sobrecarga dos profissionais. A falta de substitutos para os médicos afastados por doença agrava ainda mais a situação, gerando longos períodos de espera e afetando o acesso ao atendimento médico básico.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto foi procurada para comentar sobre o afastamento dos médicos, a reposição do quadro de funcionários e as reclamações sobre o agendamento de consultas, mas até o momento não houve retorno.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.