Ouça o quadro ‘A Cidade há 100 anos’, com Rosana Zaidan
Após um período afastado de Ribeirão Preto desde 1915, marcado por desentendimentos com o bispo local, o Padre Euclides retornou à cidade. Rosana Zaidan, em sua participação na CBN, compartilhou detalhes sobre essa breve estadia.
O Retorno Discreto e Espiritual
O Padre Euclides chegou a Ribeirão Preto no final de novembro, vindo de um retiro espiritual em Batatais. Contrário a festas e recepções, optou por hospedar-se na Santa Casa, instituição que ele próprio ajudou a organizar e manter. Seu objetivo era reencontrar amigos e dedicar-se a momentos de reflexão, quase como um retiro particular na cidade.
Um Legado de Cuidado e Dedicação
Padre Euclides era conhecido por sua espiritualidade e pacifismo, sendo muito querido em Ribeirão Preto. Sua dedicação aos doentes e aos pobres o levou a fundar o Asilo Padre Euclides. Mesmo após ser transferido para São José do Rio Pardo, continuou seu trabalho, fundando um asilo para idosos e reformando a igreja matriz. Sua atuação em Botucatu também foi marcada pelo cuidado com os mais velhos.
Leia também
- Velório de Amir Calil Dib é marcado para esta quinta-feira (27) no Lar Padre Euclídes
- Crescimento e investimentos em Ribeirão Preto: Mutiplan anuncia novo capítulo de crescimento e investimento em Ribeirão Preto
- Prefeitura de Ribeirão Preto inicia comemorações para o aniversário de 169 anos de Ribeirão Preto
Um Homem Esquecido, Uma História a Ser Relembrada
Apesar de sua importância, Padre Euclides é, por vezes, esquecido. José Pedro de Miranda, historiador de Ribeirão Preto, escreveu um livro sobre sua vida, divulgado online por Otávio Verre. Curiosamente, Padre Euclides, natural de Itajubá, estudou no seminário de Mariana, cidade recentemente afetada pela tragédia ambiental. Sua história de altruísmo e serviço merece ser lembrada e celebrada.
A trajetória do Padre Euclides, marcada por altruísmo e dedicação, merece ser resgatada e valorizada.



