Ouça a entrevista com o padre feita por Réger Sena
Padre Marcelo Rossi esteve em Ribeirão Preto para receber o título de cidadão ribeirão-pretano na Câmara Municipal. Além disso, realizou uma sessão de autógrafos do seu livro, ou melhor, do seu diário, chamado ‘Filia’.
A Trilogia e a Depressão
Originalmente, ‘Filia’ seria o terceiro livro de uma trilogia (‘Ágape’, ‘Kairos’ e ‘Filia’). No entanto, durante o processo de escrita, Padre Marcelo enfrentou uma depressão profunda por sete meses. Ele compartilhou essa experiência difícil, inclusive em entrevistas, e transformou o que seria um livro em um diário.
Um Diário de Cura
Em ‘Filia’, Padre Marcelo relata suas noites de angústia e procura abordar os sentimentos comuns de quem sofre com a depressão. Ele enfatiza que o livro é um auxiliar e não é contra o uso de medicamentos. O padre conseguiu superar a depressão sem antidepressivos, buscando apoio em amigos e na fé. Ele espera que o diário possa ajudar outras pessoas a encontrarem um caminho para a cura.
Leia também
Missas e a Dimensão de ‘Filia’
Padre Marcelo esclarece que sua rotina de trabalho envolve principalmente celebrações de missas, e não shows. Ele é pároco e, quando viaja, é para celebrar missas em comunhão com a igreja local. ‘Filia’ alcançou uma dimensão ainda maior que ‘Ágape’, que foi um dos livros mais vendidos no Brasil, perdendo apenas para a Bíblia. O objetivo do diário é auxiliar pessoas que sofrem com depressão, seja em estágios iniciais ou graves.
O livro aborda a depressão como um problema sério e muitas vezes camuflado, já que muitas pessoas têm receio de admitir a condição por medo de perder o emprego. Padre Marcelo ressalta que a indústria farmacêutica é uma das poucas que continuam crescendo, o que indica que a depressão é um mal do milênio. Ele visitou diversas instituições e constatou que uma parcela significativa de profissionais, inclusive jornalistas, estão afastados por problemas como síndrome do pânico.
O livro também explora a diferença entre acreditar e crer, com base em estudos do hebraico e do grego. Crer implica uma adesão profunda, um fazer parte, que vai além do simples acreditar.
Vivendo um dia de cada vez, Padre Marcelo busca aprender a lidar com a ansiedade e a viver o presente. Ele reconhece que ainda tem muito a aprender, mas se esforça para não deixar que os planos para o futuro o impeçam de viver plenamente o presente.
Escrito em uma linguagem acessível, ‘Filia’ é indicado para todos os tipos de leitores, independentemente do nível de cultura. O objetivo é tocar o coração das pessoas e oferecer um apoio para aqueles que enfrentam a depressão.
Em suma, o diário ‘Filia’ é um relato pessoal e sincero de uma jornada de cura, com o objetivo de levar esperança e auxílio para aqueles que sofrem com a depressão.



