Ouça mais detalhes no ‘De Olho na Política’ com o Marcelo Fontes
Pai de Youtuber Mirim Obtém Cargo no Ministério do Turismo
Rodrigo Castilho, pai da youtuber mirim Esther, que entrevista autoridades do governo Bolsonaro, foi nomeado para um cargo no Ministério do Turismo. A nomeação gerou controvérsia devido à falta de experiência técnica aparente de Castilho para o cargo de Coordenador Geral de Marketing, com salário de R$ 10.373,00. Em dezembro, recebeu também R$ 20.746,00 para mudança da família de Ribeirão Preto para Brasília.
Possíveis Ligações com Bolsonaro e Falta de Transparência
A ligação da família com Bolsonaro é evidente, com uma entrevista viralizada de Esther com o então candidato em 2018. O Ministério do Turismo não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre os critérios de escolha para o cargo. A falta de transparência e a nomeação de pessoas próximas ao governo, sem aparente qualificação técnica, geram questionamentos sobre o processo seletivo.
Padrão de Nomeações e Implicações
A nomeação de Rodrigo Castilho se enquadra em um padrão de nomeações de pessoas próximas ao governo, sem necessariamente possuírem a especialização técnica para o cargo. Este padrão tem sido observado desde o início da gestão atual, levantando preocupações sobre a meritocracia e a transparência na administração pública. A falta de resposta do Ministério do Turismo sobre os critérios de seleção reforça essas preocupações.
Leia também
- Denuncia de youtuber sobre 'adultização' de crianças nas redes surte efeito no mundo político
- Longa metragem portinari meu pai: Documentário “Portinari Meu Pai” é apresentado a empresários da região para angariar recursos
- Amiga disse à Polícia que Giulia estava sentada contemplando o teto quando a estrutura caiu
A situação permanece sob investigação. A falta de esclarecimentos por parte do Ministério do Turismo e do próprio Rodrigo Castilho deixa em aberto questionamentos sobre a lisura do processo de nomeação e a utilização de recursos públicos.