CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pais acabam deixando para a última hora, perdem a campanha e atrasam vacinação dos filhos em Ribeirão

Coord. do Programa de Imunização, Mayra Fernanda de Oliveira, explica principal motivo da baixa adesão contra a poliomielite
vacinação infantil
Coord. do Programa de Imunização, Mayra Fernanda de Oliveira, explica principal motivo da baixa adesão contra a poliomielite

Coord. do Programa de Imunização, Mayra Fernanda de Oliveira, explica principal motivo da baixa adesão contra a poliomielite

Baixa adesão à vacina contra poliomielite preocupa Ribeirão Preto

Campanha abaixo da meta

Em Ribeirão Preto, apenas 35% das crianças entre 1 e 4 anos de idade receberam a vacina contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. A meta era imunizar 33.500 crianças, mas até o momento apenas 11.800 foram vacinadas. A baixa adesão preocupa as autoridades de saúde, que temem o retorno de uma doença já erradicada no país.

Razões para a baixa adesão e ações da prefeitura

Segundo Maíra Fernanda de Oliveira, coordenadora do programa de imunização da Secretaria Municipal da Saúde, não há um único fator determinante para a baixa adesão. Observa-se que muitos pais deixam a vacinação para última hora, alguns esperando após o término da campanha. A crença de que a doença está erradicada também contribui para a menor procura. Apesar da erradicação no Brasil, a doença ainda circula em outros países, e a vacinação é crucial para manter o país livre da poliomielite. A prefeitura, através da Secretaria da Saúde, realiza busca ativa pelas crianças, principalmente aquelas com doses em falta no calendário vacinal. Os 37 postos de vacinação do município estão abastecidos e a campanha foi estendida até 30 de setembro.

Importância da vacinação e próximos passos

A poliomielite é uma doença grave, sem cura, que pode causar sequelas irreversíveis, como paralisia e até a morte. A vacina, aplicada em forma de gotinhas (exceto as três primeiras doses, que são injetáveis), é segura e eficaz. Além da vacina contra a poliomielite, a campanha de multivacinação oferece outras 20 vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Pais e responsáveis devem verificar a carteira de vacinação de seus filhos e procurar os postos de saúde para completar o esquema vacinal. A campanha foi prorrogada até 30 de setembro, e os pais podem levar seus filhos acompanhados por familiares. É necessário levar a carteira de vacinação (se houver) e um documento da criança. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Ribeirão Preto: ribeiraopreto.sp.gov.br.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.