CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pais de alunos relatam falta de material em escolas estaduais de Ribeirão Preto

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo
Falta de material escolar
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

O início do ano letivo de 2015 na rede estadual de ensino foi marcado por relatos de pais e professores sobre a falta de materiais básicos nas escolas. A situação, que afeta diretamente o dia a dia dos alunos e o trabalho dos docentes, levanta questionamentos sobre a gestão de recursos e a prioridade dada à educação.

A Falta de Materiais e o Impacto nos Alunos

Uma mãe, residente na zona oeste de Ribeirão Preto, relatou que precisou comprar o material escolar da filha, pois a escola não forneceu o suficiente. A falta de cadernos, lápis e outros itens essenciais prejudica o aprendizado e sobrecarrega financeiramente as famílias.

Redução de Verbas e Cortes de Funcionários

Segundo Mauro Inácio, coordenador do sindicato dos professores do ensino oficial do estado de São Paulo (Aposp), o governo estadual reduziu a verba destinada às escolas para a compra de materiais e cortou funcionários da educação. Essa medida impactou a estrutura das escolas, dificultando a compra de itens básicos como papel, material de limpeza e até mesmo café. Professores relatam que precisam fazer “vaquinhas” para suprir as necessidades.

A Autonomia das Escolas e a Transparência

Júlio César Brandão, diretor do sindicato dos professores estaduais de Ribeirão Preto, afirma que apenas as escolas que estocaram material não enfrentaram problemas de falta. Ele destaca a importância da autonomia das escolas para gerir seus recursos, mas cobra mais transparência por parte do governo na divulgação das verbas e na definição de um calendário de repasses. A falta de informações claras dificulta o planejamento e compromete o bom funcionamento das unidades de ensino.

Apesar das alegações, a Secretaria Estadual de Educação negou o corte de verbas e afirmou que o repasse foi feito em janeiro. Em relação à escola citada na reportagem, a secretaria informou que a unidade é nova e está recebendo materiais gradualmente. A pasta garantiu que a entrega do material escolar aos alunos está sendo realizada.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.