Prefeitura comunicou que as atividades na escola Prof. Dr. Ruy Escorel Ferreira Santos serão apenas meio período em 2023
Pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Professor Doutor Rui Escorel Ferreira dos Santos, localizada no bairro Heitor Rigão, em Ribeirão Preto, mobilizaram-se contra a proposta de extinção do período integral na unidade escolar em 2023.
Manifesto contra o fim do período integral
A mobilização popular se deu por meio de um abaixo-assinado organizado pela dona de casa Stephanie Perez. A iniciativa surgiu após uma reunião na qual a direção da escola comunicou a decisão de encerrar o período integral para as etapas 1 e 2 do ensino infantil. Segundo os pais, muitos deles trabalham o dia inteiro e dependem do período integral para garantir o cuidado de seus filhos.
Preocupações dos pais e impacto na rotina familiar
A técnica de segurança do trabalho Neusiane Santana e a dona de casa Érica reforçaram a preocupação dos pais. Elas destacaram a vulnerabilidade das famílias que dependem do período integral, considerando a dificuldade de conciliar trabalho e cuidados com os filhos, além do prejuízo educacional causado pela interrupção do aprendizado, principalmente após os impactos da pandemia. A impossibilidade financeira de arcar com custos adicionais de transporte e escolas particulares agrava a situação.
Leia também
Resposta da Secretaria Municipal da Educação
A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto se posicionará sobre o assunto. O secretário Elias Miguel concederá uma entrevista ao vivo no programa CBN para esclarecer a situação e responder às dúvidas dos pais. A expectativa é de que o diálogo entre a Secretaria e as famílias auxilie na resolução do impasse e minimize os impactos negativos para os alunos e seus responsáveis.



