Imóvel, construído na época áurea do café, passa por restauro; visitas acontecem todos os dias das 9h às 11h e 12h30 às 16h30
O Palacete Camilo de Matos, em Ribeirão Preto, abriu suas portas para visitação pública na última segunda-feira. Construído em 1922, o imóvel histórico passou por um processo de restauração que continua em andamento, mas já permite a entrada de visitantes como parte da programação do aniversário da cidade, comemorado em 19 de junho.
Visitação Gratuita
Localizado na Rua Duque de Caxias, 625, esquina com a Rua Tibiriçá, o palacete recebe visitantes de segunda a sábado, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30. A entrada é gratuita e as visitas são guiadas, oferecendo ao público informações sobre as dependências do imóvel, o trabalho de recuperação e preservação realizado, e curiosidades sobre sua história.
Restauração e Descobertas
As obras de recuperação já contemplaram o telhado, calhas, paredes e fundação. Um estudo minucioso das pinturas originais revelou desenhos, afrescos e detalhes escondidos sob camadas de tinta, demonstrando a riqueza da decoração original.
Leia também
Um Imóvel Histórico
Tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 2008, o Palacete Camilo de Matos guarda a história de dois ex-prefeitos da cidade: Camilo de Matos e seu filho, Luiz Augusto de Matos. A abertura para visitação pública representa a valorização deste importante patrimônio cultural de Ribeirão Preto.



